As 7 Inteligências
Conforme já falamos no post anterior, o “7” da Area67 está diretamente ligado às 7 inteligências de Howard Gardner. Em nossos jogos, sempre buscamos criar enigmas que tenham um pouco de cada uma delas, pois sabemos que as pessoas são diferentes e possuem habilidades e inteligências complementares.
Por isso, uma equipe de sucesso precisa ser formada de indivíduos com características diversas. A palavra chave para uma equipe vencedora é diversidade.
Vamos à explicação das 7 inteligências que trabalhamos em nossos jogos:
1. Inteligência Linguística e Verbal: Sons, ritmos e significados das palavras, além de uma especial percepção das diferentes funções da linguagem. É a habilidade para usar a linguagem para convencer, agradar, estimular ou transmitir ideias.
2. Inteligência Musical: Inclui discriminação de sons, habilidade para perceber temas musicais, sensibilidade para ritmos, texturas e timbre, e habilidade para produzir e/ou reproduzir música.
3. Inteligência Lógico-Matemática: Sensibilidade para padrões, ordem e sistematização. É a habilidade para explorar relações, categorias e padrões através da manipulação de objetos ou símbolos, e para experimentar de forma controlada; é a habilidade para lidar com séries de raciocínios, para reconhecer problemas e resolvê-los.
4. Inteligência Espacial: Capacidade para perceber o mundo visual e espacial de forma precisa. É a habilidade para manipular formas ou objetos mentalmente e, a partir das percepções iniciais, criar tensão, equilíbrio e composição, numa representação visual ou espacial.
5. Inteligência Sinestésica: Resolver problemas ou criar produtos através do uso de parte ou de todo o corpo. É a habilidade para usar a coordenação grossa ou fina em desportos, artes cênicas ou plásticas no controle dos movimentos do corpo e na manipulação de objetos com destreza.
6. Inteligência Interpessoal: Entender e responder adequadamente a humores, temperamentos, motivações e desejos de outras pessoas.
7. Inteligência Intrapessoal: É o reconhecimento de habilidades, necessidades, desejos e inteligências próprios, a capacidade para formular uma imagem precisa de si próprio e usar essa imagem para funcionar de forma efetiva.
Escrito por Thiago Barrionuevo