O que é Escape Game?

O Escape Game foi criado com o objetivo de proporcionar uma opção de entretenimento presencial para pessoas que se interessam por grandes desafios, que curtem uma verdadeira experiência sensorial, estimulada por detalhes de ambientação – objetos, móveis e sons –  que envolvem o participante no clima proposto para cada jogo / sala em particular.

Teorias a parte, vamos ao relato dos fundadores da Area67 sobre o que é o Escape Game, ou Jogo de Fuga:

“Logo que soubemos que teria um Escape Game real em São Paulo, ficamos empolgados. Somos viciados em jogos, tanto de vídeo games quanto jogos de tabuleiro. Além disso, fazemos muitas maratonas de séries, filmes e adoramos ler. Saber que poderíamos estar na pele de um personagem, nem que fosse por um pequeno espaço de tempo, já nos empolgava muito. Logo que abriu a primeira casa de Escape em São Paulo, juntamos alguns amigos e fomos jogar. A sala era relativamente simples, ambientada numa sala de jantar. Na sala de espera, já estávamos ansiosos, acelerados e na expectativa de ver aquilo que nos esperava lá dentro da sala. Um briefing sobre o que era o jogo, regras básicas, sistema de dicas e chegou o momento de resolver aquele mistério. Entramos na sala e nos surpreendemos com o tamanho dela, assim como a cenografia, que, apesar de simples, era densa e tenebrosa… Uma carta: tínhamos 60 minutos para achar pistas e resolver os enigmas ou seríamos levados ao além.

Em menos de 2 minutos, cadeiras de ponta cabeça, objetos no chão, um corre corre de 9 pessoas tentando entender o que estava acontecendo ali, um mais pirado que o outro. Primeiro cadeado aberto foi uma emoção geral… E agora? Segue o jogo, procura daqui, olha ali, soma de um lado, relaciona do outro e mais enigmas foram sendo resolvidos e… surpresa! Uma passagem secreta! Nos olhamos incrédulos e ficamos muito empolgados em conseguir progredir. Ao longo do jogo fomos percebendo o quanto a comunicação e o trabalho em equipe eram importantes, cada um ajudando da sua forma. Chegamos ao último quebra-cabeça faltando pouco mais de 1 minuto para acabar o tempo, mas não conseguimos sair da sala… Isso não atrapalhou em nada a nossa experiência e não nos deixou frustrados. Pelo contrário, ficamos ainda mais envolvidos com o jogo que se mostrou desafiador e recompensador, e que prometia ainda nos trazer ótimos momentos em que nossa realidade fosse outra, completamente diferente daquela em que vivíamos diariamente.

Depois desta primeira sala, já jogamos quase 50 no total e formamos um time de hard players de Escape, chamado #Escapirados. Ao entrar na página do time, pode-se perceber que temos ícones para cada jogador, que representa a melhor característica ou função de cada um no jogo. Evoluímos a ponto de saber quem é melhor com números, com lógica, em organização, em palavras, em labirintos e quebra-cabeças, em abrir cadeados, etc.

Portanto, Escape é isso. Um jogo viciante, cheio de enigmas e mistérios, onde os jogadores são personagens que devem trabalhar em equipe, utilizando boa comunicação e uma série de habilidades e inteligências.”

Escrito por Amanda Barrionuevo

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *