Area67
, , ,

Benefícios de usar a gamificação com o time de vendas

Usar a gamificação com o time de vendas pode ser muito útil para a sua estratégia. Afinal, a metodologia propõe maneiras mais divertidas e dinâmicas de estruturar a sua equipe e treinar os colaboradores para a melhor performance.

Um time de vendas bem desenvolvido é crucial para o sucesso do negócio. No entanto, muitas empresas falham ao escolher modelos engessados de treinamento. Geralmente, isso não traz os melhores resultados.

Mas, o que a gamificação com o time de vendas oferece é uma abordagem inovadora e criativa, visando potencializar habilidades e desenvolver talentos.

Quer saber mais? Continue conosco até o final e descubra todos os benefícios dessa estratégia.

5 principais benefícios da gamificação com o time de vendas

Equipes destreinadas não performam bem e provavelmente você já sabe disso. Afinal, que empresa nunca passou por períodos de crise com os colaboradores?

No entanto, ao usar a gamificação com o time de vendas é possível mudar positivamente esse cenário. Mais do que isso, a estratégia atua também de maneira preventiva, garantindo um desempenho aprimorado das equipes.

Veja abaixo os benefícios que seu negócio poderá obter ainda no curto prazo:

1. Melhor clima entre os executivos de vendas

Manter um bom clima organizacional deve ser uma prioridade. Sem isso, os profissionais tendem a sentir-se desmotivados, o que impacta diretamente na produtividade. No time de vendas isso é ainda mais importante.

Isso porque, estamos falando de profissionais que são cobrados constantemente para atingir metas e alavancar resultados. Como mantê-los produtivos diante de um contexto como esse? Um caminho eficaz é justamente envolvê-los em atividades de gamificação.

Os jogos proporcionam um clima de descontração e relaxamento, o que reduz a ansiedade pela obtenção de resultados frente às metas. Além disso, contribui para a boa relação dos profissionais, ajudando-os com o trabalho em equipe.

2. Promove engajamento dos vendedores

Utilizar a gamificação com o time de vendas também pode ajudar no engajamento. Isso porque as atividades contam com a participação e colaboração de todos. Porém, isso é feito de maneira descontraída e divertida – sem pressão.

Além disso, a gamificação pode ser moldada para as demandas específicas da empresa. Com isso, a abordagem foca em usar os games com recursos certos, cobrindo eficientemente as particularidades do seu negócio.

3. Cooperativismo entre os membros da equipe

Um time de vendas precisa atuar em parceria, ainda que o desempenho individual seja de suma importância. Quando não há esse senso de coletividade, o trabalho tende a travar e retardar o desenvolvimento.

No entanto, é importante lembrar que a competitividade pode ser um fantasma nesse setor. Afinal, é comum que as pessoas desejem se destacar individualmente. Contudo, estimular o cooperativismo é essencial para qualquer área.

A  gamificação bem aplicada promove um crescimento conjunto, pois essa metodologia propõe atividades contando com a colaboração do time, desenvolvendo e aprimorando o senso coletivo.

4. Melhoria na rotina de trabalho

Garantir uma rotina de trabalho mais fluída, agradável e eficiente é fundamental. Isso pode ser feito ao usar estrategicamente a gamificação com o time de vendas.

Com os games adequados, a equipe passa a organizar melhor as próprias demandas recebidas. Além disso, a gamificação ajuda a padronizar atividades, garantindo a qualidade das entregas e possibilitando que o processo seja replicado pelos demais colaboradores.

5. Comunicação interna aprimorada

Uma boa comunicação interna é tão importante quanto a comunicação com o cliente final. Soma-se a isso, o fato de que facilita a aproximação entre gestores e liderados,  gerando assim uma relação de confiança e lealdade.

A gamificação estimula um canal de comunicação mais eficiente, mostrando meios para que líderes e equipes possam explanar suas ideias, falar de suas insatisfações e apontar possíveis melhorias.

Por fim, incentiva o uso do feedback particular, pois garante a atenção ao desenvolvimento individual de cada colaborador.

Por que investir em gamificação com o time de vendas?

Mesmo lendo os benefícios citados, você pode se perguntar: mas por que investir em gamificação com o time de vendas? Será que é realmente tão importante assim pensar nesse assunto agora?

A verdade é que não importa a maturidade de sua empresa ou mesmo o seu nicho e atuação: o patrimônio humano é determinante para a manutenção das atividades. Mesmo investindo em tecnologia, se não puder contar com uma equipe qualificada você não obtém sucesso.

Uma equipe bem preparada e satisfeita com seu trabalho é capaz de fazer acontecer, mesmo que seja um plano complexo.

Em contrapartida, o despreparo profissional somado à desmotivação pode fadar qualquer negócio ao fracasso. Sobretudo, se isso estiver relacionado com os profissionais de linha de frente, como é o caso dos vendedores.

Usar a gamificação com o time de vendas permite que você aprimore habilidades, desenvolva talentos e estimule o melhor do grupo – individualmente e em equipe.

Assim, os próprios profissionais percebem o seu valor dentro do time e da própria empresa, se tornando promotores da marca e embaixadores fiéis do negócio.

Dessa forma, você perceberá os seguintes resultados:

·    Diminuição do turnover: manter uma equipe dedicada e fiel é difícil para a sua empresa, mas a gamificação pode ajudar a diminuir sua taxa de turnover e gerar relações mais duradouras.

·  Equipe de alta performance: uma empresa que investe em desenvolvimento humano, forma grupos capacitados para trazer resultados de alto nível. Lapidar talentos é garantir performance elevada, sobretudo em tempos em que encontrar colaboradores com soft skills e hard skills em equilíbrio seja tão difícil.

·  Diminuição dos custos: renovar equipes custa caro. Seja para contratação ou dispensa, os custos são altos. Isso sem contar o tempo de treinamento necessário para um novo colaborador começar, de fato, a render resultados.

O que a AREA67 pode fazer por sua empresa?

A AREA67 é uma empresa conceituada no nicho de desenvolvimento, atuando com foco em treinamentos, propondo a gamificação como estratégia eficaz de crescimento.

Atualmente trabalhamos com mais de 150 empresas na Europa, na América Latina e no mercado Norte Americano. No caso da gamificação com o time de vendas oferecemos soluções direcionadas em três diferentes aspectos:

·         Motivação e integração;

·         Treinamento e capacitação;

·         Convenção de vendas e eventos internos.

Essas são opções voltadas para crescimento profissional e desenvolvimento relacional. O objetivo é sempre garantir que os profissionais atinjam seu máximo potencial, mas o façam de forma orientada e divertida. Clique aqui para saber mais.Os benefícios de usar a gamificação com o time de vendas são muitos, como você pode ver. Contudo, o mais importante é compreender que sem um grupo capacitado a sua empresa poderá deixar de atingir o sucesso que tanto almeja.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimos Posts

Receba Updates Gratuitos

INOVAÇÃO • GAMIFICAÇÃO • TENDÊNCIAS
plugins premium WordPress