Area67
,

Como usar gamificação nas empresas e quais os benefícios

Usar a gamificação nas empresas  tem ajudado a reestruturar os treinamentos e formar equipes mais engajadas e satisfeitas.

Isso tudo por usar o conceito dos games como forma de educar, desenvolver e potencializar as habilidades dos colaboradores para os objetivos empresariais.

Afinal, quem é que não gosta de um desafio saudável?

É justamente assim que a gamificação funciona: propondo desafios de forma lúdica e divertida, que ajudam no aprimoramento dos potenciais de toda uma equipe.

No entanto, o que muitos gestores não imaginam é que podem usar assuntos e temas que estão em alta para tornar as experiências ainda mais interessantes – e consequentemente mais proveitosas.

Descubra como usar a gamificação nas empresas utilizando um tema super em alta: a Copa do Mundo.

Como usar a gamificação nas empresas?

Adotar a gamificação nas empresas consiste em promover treinamentos inteligentes que incluem jogos e desafios. Apesar do teor divertido e descontraído das atividades, elas visam ajudar a equipe a assimilar informações ou promover comportamentos que são fundamentais para o negócio.

Para isso, porém, é preciso que a estratégia de gamificação siga os 5 pilares da técnica. São eles:

Adotar dinâmicas divertidas e desafiadoras como as dos jogos

O ponto crucial da gamificação é adotar os desafios dos games para que os funcionários consigam interagir de forma leve, porém desafiadora.

Os games seguem um fluxo onde sempre propõem a superação de obstáculos, estimulando o pensamento estratégico e a atuação em equipe.

Contar com suporte tecnológico quando necessário

Para usar a gamificação nas empresas você pode apostar em atividades online ou offline.

No entanto, caso seja online, é importante disponibilizar o suporte tecnológico adequado, apresentando a ferramenta onde a atividade acontecerá com antecedência e garantindo que todos possam manejá-la confortavelmente.

Promover uma experiência positiva e agradável

A atividade proposta deve ser educativa, mas também precisa ser agradável. É isso que diferencia o conceito de gamificação dos treinamentos tradicionais e engessados.

Pensar em recompensas ou reconhecimento para os melhores desempenhos

É interessante pensar em como recompensar aqueles colaboradores que demonstrarem engajamento e desempenho diferenciado. Ou, a equipe inteira em casos de jogos colaborativos.

Definir objetivos claros e concretos que conduzam os jogadores

Assim como acontece com um jogo, é preciso ter um objetivo muito claro a ser alcançado. Ele é o grande balizador dos jogadores durante a jornada, e os estimula a transpor os desafios que aparecem durante a dinâmica.

No caso de usar a gamificação nas empresas você deve pensar em como fazer um paralelo do game com as atividades da área dos jogadores, de modo que todos consigam absorver a mensagem por trás da dinâmica.

Copa do mundo como tema de gamificação nas empresas

Está chegando o maior campeonato de futebol do planeta: a Copa do Mundo. Esse é o gancho perfeito para promover uma atividade que envolva justamente este assunto, que diga-se de passagem, é a paixão de muita gente.

Isso porque a seleção brasileira e todas as demais dos outros países são ótimos exemplos de superação para chegarem até esse campeonato.

Veja como a copa pode servir de bom exemplo para gamificação:

·         Estimula o trabalho em equipe;

·         Não há divisões de torcidas, já que o time do coração é a Seleção;

·         Tema familiar para os participantes;

·         Dinâmica divertida e com um assunto descontraído (o futebol);

·        Ressalta a importância da disciplina dos atletas;

Além de todas as boas mensagens por trás de uma dinâmica com tema de Copa do Mundo, existe ainda a paixão que esse campeonato desperta especialmente em torcedores de seleções tradicionais como os brasileiros, portugueses, ingleses, argentinos, entre outros.

Sendo assim, podemos dizer que é fácil, de certa forma, envolver a equipe se você produzir uma gamificação com um tema tão amado.

Team Building com Golaço

GOLAÇO é o novo Escape Game, criado pela AREA67.

Se trata de uma dinâmica totalmente digital que tem a Copa como tema central. O game é colaborativo, perfeito para despertar o espírito de equipe entre os participantes.

Os times são montados com 3 a 15 participantes. Para empresas maiores é possível abrir várias salas de jogos simultaneamente.

Nelas os participantes aprendem sobre curiosidades e fatos a respeito das edições anteriores da Copa.

Enquanto isso acontece eles são convidados a interagir de forma muito divertida e cativante.

Quer saber mais detalhes ? Fale conosco agora!

Por que “gamificar” a sua equipe?

A ideia de levar os conceitos de games para dentro das empresas não apareceu da noite para o dia.

Na verdade, a gamificação surgiu após diversas pesquisas que foram realizadas em diferentes países, e mostraram que as pessoas podem se dedicar horas a um jogo desde que seja de seu interesse.

Além da diversão por trás dessa prática, um jogo também exige:

·         Concentração;

·         Foco em resultados;

·         Persistência;

·         Dedicação e energia;

·         Pensamento estratégico;

·         Solução de problemas;

·         Resiliência.

Não é difícil associar que todas essas características também são muito bem-vindas em um universo corporativo, certo?

Esse é justamente o objetivo da gamificação. Os jogos corporativos e as próprias ações baseadas nos games ajudam a gerar mais motivação, comprometimento e foco em sua equipe.

3 principais benefícios da gamificação

Os benefícios de usar gamificação nas empresas são inúmeros. Listamos a seguir alguns dos principais para que você considere usar essa estratégia no seu negócio.

1.    Aumento da produtividade e da motivação de equipe

A equipe pode se mostrar muito mais motivada após uma experiência agradável com gamificação. Mas, não é só isso. As experiências lúdicas vividas nos jogos trazem ensinamentos essenciais para a rotina na empresa.

2.    Melhoria do clima organizacional

As dinâmicas também ajudam nas relações sociais. Isso acaba promovendo maior integração entre o time, reforçando laços e fazendo com que se sintam mais à vontade uns com os outros.

3.    Trabalho em equipe

Ainda que usar a gamificação nas empresas ajude a identificar os talentos particulares, o foco é entender o potencial da equipe.

O trabalho em conjunto é necessário em várias dinâmicas e por isso acaba estimulando que todos atuem juntos em prol de um mesmo objetivo.

Esses são apenas alguns dos benefícios que suas equipes podem obter ao usar a gamificação como estratégia de treinamento.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimos Posts

Receba Updates Gratuitos

INOVAÇÃO • GAMIFICAÇÃO • TENDÊNCIAS
plugins premium WordPress