Area67
, , , ,

Gamificação como ferramenta para motivar equipe de vendas

A gamificação como ferramenta para motivar equipe de vendas tem sido cada vez mais utilizada e isso não surpreende.

Afinal, as empresas mais atentas já perceberam que é necessário investir em métodos mais dinâmicos e interessantes para engajar os colaboradores.

No entanto, muita gente ainda tem dúvidas sobre esse tema. Você sabe o que é gamificação? Caso a resposta seja negativa, saiba que essa estratégia pode educar os colaboradores e formar uma equipe mais disposta a trazer os melhores resultados.

Continue aqui conosco e saiba mais.

Usando a gamificação como ferramenta para motivar equipe

Motivar a equipe de vendas parece uma missão quase impossível, não é mesmo?

Afinal, esse é um time que se desgasta bastante e que geralmente trabalha sob pressão de metas e resultados – além do clima de competição entre os funcionários.

Lidar com todas essas características inerentes ao cargo pode, mesmo, ser desmotivador e isso acaba se refletindo nos resultados.

No entanto, é papel do gestor encontrar uma forma de impulsionar o fôlego da sua equipe, fazendo com que se sintam mais inspirados para suas atividades.

Usar a gamificação como ferramenta para motivar a equipe de vendas é uma estratégia desafiadora, mas totalmente possível com esse recurso.

Isso porque a ideia é justamente oferecer treinamentos adequados para quem exerce essa função, estimulando o trabalho do time ao mesmo tempo em que faz uso das habilidades individuais de cada colaborador.

Os games são capazes de instigar ao mesmo tempo em que desafiam o jogador para que cumpra um objetivo com determinação. É justamente essa vontade de “zerar o game” que a gamificação pode trazer para dentro do ambiente corporativo.

Principais elementos de uma gamificação

Para que a gamificação como ferramenta possa motivar a equipe de vendas é imprescindível definir a estrutura certa do jogo. Os elementos e interações devem ser pensados com cuidado para conseguir uma dinâmica eficiente dentro de um treinamento gamificado.

Um desafio bem formulado

Tudo sempre começa com um desafio e isso precisa ter um sentido. Para despertar o desejo de participar é importante que o time enxergue propósito nas atividades que vão desenvolver.

Na sua empresa é possível pensar em desafios que sejam úteis para a área de vendas e demais âmbitos que estejam no universo dos negócios.

O mais importante é que o desafio tenha condições de ser cumprido desde que haja empenho. Não adianta estipular metas que dificilmente serão alcançadas. Do mesmo modo, estabelecer objetivos fáceis demais não estimula a equipe a cumpri-los, uma vez que não se sentem desafiados.

Recompensa desejável

Ao lado do desafio está uma meta atingível e com ela vem a recompensa. Essa bonificação é tão – ou mais – importante que o próprio desafio.

Afinal, a recompensa tem a função de despertar o interesse para que o objetivo seja cumprido de forma adequada. Mas, além disso, é uma forma de reconhecimento.

Aqui cabe dizer que é muito importante ter criatividade na hora de pensar em uma premiação. Ela não precisa se resumir a valores financeiros. Muitas vezes, proporcionar uma experiência pode ter valor percebido mais alto.

Você pode pensar em esquemas de folgas, day spa, jantar com familiares, uma viagem de fim de semana etc. Precisa ser algo que todos possam apreciar e desejar, e que, portanto, vão se empenhar para conseguir.

Regras claras e simples

Regras claras devem permear o jogo inteiro. Isso quer dizer que existem normas para que os jogadores consigam alcançar suas metas no game de forma justa.

Porém, as regras precisam ser simples e explicadas com máxima clareza. Não devem restar dúvidas sobre o funcionamento do jogo, então não economize nos detalhes e em usar metáforas e comparações que facilitem a compreensão.

Incentivo à cooperação mútua

A ideia central da gamificação é promover a integração. Portanto, ainda que você utilize os jogos para destacar os talentos individuais, você também pode incentivar a cooperação. Ou seja, a equipe deve se ajudar.

A proposta é que todos atuem juntos ou em parceria, e consigam solucionar os problemas propostos em uma atuação conjunta. Afinal, após a dinâmica, o que fica como aprendizado é que todos são essenciais para o sucesso da empresa.

Competição positiva

Para finalizar, a gamificação como ferramenta para motivar a equipe de vendas tem uma finalidade positiva. Ela costuma trazer bem-estar, promovendo a sensação de autoconfiança individual.

Entretanto, diferentemente do que ocorre em alguns games onde um só vencedor comemora, aqui, o time ganha em parceria. Não há um único vitorioso, mas vários.

Como a AREA67 pode lhe ajudar?

O mais difícil em treinar e engajar uma equipe é encontrar dinâmicas que atendam exatamente as suas demandas. Afinal, cada empresa é uma empresa, com suas necessidades e suas dores particulares.

Uma equipe de vendas tem o propósito de vender em qualquer empresa. Porém, o time se forma com pessoas de múltiplos talentos, que estão inseridas em uma cultura organizacional específica. Não há como oferecer algo “empacotado”, é preciso customizar.

Isso é importante, sobretudo, porque as equipes e seus membros estão em diferentes níveis de maturidade no cargo, e tudo isso a AREA67 considera para estabelecer qual a melhor abordagem.

Na AREA67 você encontra uma solução que parte do princípio da personalização. Com uma estratégia individualizada para o seu negócio, nosso time de especialistas molda o melhor game para a sua equipe.

Você pode saber mais agora, clicando aqui.

4 benefícios da gamificação para empresas

Dentre os principais benefícios da gamificação, podemos citar alguns dos mais expressivos como sendo:

1. Desenvolvimento divertido

A proposta prevê um desenvolvimento pautado em diversão, para trazer leveza e diminuir as tensões da rotina.

Isso é ótimo para engajar os colaboradores e fixar informações. Ainda que a temática seja mais séria ou até envolva um clima de suspense, a diversão está em realizar e superar os desafios.

2. Cooperatividade e melhora do clima

A cooperação é parte essencial da gamificação. Ou seja, os colaboradores percebem que o trabalho em equipe é, sim, essencial. É um dos pilares de uma empresa, na verdade. Portanto, isso contribui para melhorar o clima organizacional.

Competitividade saudável: A competitividade ocorre, é claro. Mas isso é feito de forma saudável e direcionada, com todas as partes tendo voz e espaço para colaborar e mostrar suas habilidades.

3. Reforço de aprendizagem

O aprendizado é muito mais eficaz através da gamificação como ferramenta para motivar equipe de vendas.

Isso porque os funcionários conseguem assimilar mais facilmente informações que lhe são expostas nesse formato de ensino.

4. Análise individual

Além de perceber o desempenho em equipe através da gamificação como ferramenta, também é possível analisar e mensurar o desempenho individual.

Esses são apenas alguns dos benefícios alcançados ao usar a gamificação. Acesse o site e saiba mais sobre as opções da AREA67.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimos Posts

Receba Updates Gratuitos

INOVAÇÃO • GAMIFICAÇÃO • TENDÊNCIAS
plugins premium WordPress