Area67
,

O impacto de um time engajado nos resultados de uma empresa

Um time engajado tem impacto direto no sucesso de qualquer negócio. Afinal, são as pessoas que efetivamente fazem a empresa crescer e ganhar mais espaço e reconhecimento no mercado.

Nesse contexto, investir no bom relacionamento e apostar no aprimoramento de desempenho particular – e em equipe – é algo crucial. Existem recursos que podem auxiliar muito nesse processo.

Assim você diminui o turnover e identifica os melhores talentos para reter na sua empresa – um dos grandes desafios para companhias de todos os portes atualmente.

Como identificar um time engajado?

Antes de obter informações sobre como construir um time engajado é importante saber quais características são essenciais nessa equipe. O engajamento pode ser medido em diferentes aspectos, tais como:

Produtividade

Uma equipe mais disposta e empenhada no sucesso do negócio tende a ser produtiva. Isso quer dizer que o horário de trabalho é bem aproveitado e apresenta ótimos resultados.

Esse entusiasmo e comprometimento têm relação direta com a identificação do colaborador com os valores e ideais da marca. Afinal, sem essa identificação é praticamente impossível ter disposição para se dedicar ativamente.

Aceita desafios

Também é comum que equipes de boa performance aceitem desafios e procurem cumpri-los com excelência, entregando sempre o melhor para alcançar metas e obter sucesso naquilo que se propõem.

Advogados da marca

Os colaboradores agem como defensores, embaixadores e advogados da marca.

Você não terá problemas com equipe reclamando da empresa fora do ambiente de trabalho. Muito pelo contrário: eles se orgulham da marca que representam.

Os efeitos do engajamento no RH

Para o RH um time engajado também traz inúmeros benefícios. O principal deles é a redução de custos com contratações, já que ocorre uma diminuição de turnover.

Afinal, quando todos se envolvem de maneira nivelada nos assuntos empresariais, ninguém se sente sobrecarregado ou desvalorizado.

Com isso, as chances de pedidos de demissão ou necessidades de desligamentos caem bastante.

Os efeitos também são financeiros, já que contratações exigem investimento em treinamento – e é natural levar tempo para o novo colaborador gerar resultados. Manter os bons funcionários é fundamental.

Entenda e aplique o conceito de Team Building

Você já ouviu falar em “Team Building”?

Esse termo em inglês pode ser traduzido como “consolidação de equipe” e diz respeito justamente à construção de um time engajado.

Isso ocorre por meio da proposta de interações que visam aproximar a equipe e identificar os talentos particulares, mas sempre estimulando a colaboração e participação de todos.

Para tanto, são propostas atividades diversas que visam corrigir a postura de uma equipe desmotivada, conflituosa e apática.

A ideia é gerar integração direcionada e fazer com que os colaboradores trabalhem juntos em busca de bons resultados.

Metodologia Team Building

A metodologia Team Building pode ser encarada como uma proposta eficiente para a gestão de pessoas. Ela vem para resgatar a motivação e alinhar os propósitos da equipe, de modo que todos trabalhem juntos pelos mesmos objetivos.

Para isso, a metodologia sugere atividades online ou presenciais cuja finalidade é promover essa integração. As ferramentas utilizadas são comprovadamente eficazes para essa finalidade.

Sendo assim, o método Team Building oferece suporte para que os gestores – e a equipe de RH – obtenham informações e uma visão ampla sobre a performance geral dos colaboradores de um departamento, principalmente quando o assunto é resolução de problemas.

Benefícios do Team Building

Vivemos a era da diversidade. Apesar de isso ser excelente no âmbito social, compor uma equipe diversa pode representar um grande desafio dentro de uma empresa.

Afinal, como é possível integrar perfis tão diferentes, fazendo com que deixem de lado suas divergências e encontrem uma convivência equilibrada?

A principal proposta de uma estratégia de Team Building é justamente essa: promover convivência harmônica e produtiva, mesmo quando os perfis se diferenciam em muitos aspectos.

Para isso, porém, é preciso que a equipe encontre pontos de concordância que estimulem o bom convívio, a colaboração e contribua para um time engajado.

Desenvolva a sua equipe

O Team Building ajuda a desenvolver características como:

·      Empatia: uma equipe capaz de olhar com atenção para as dores do outro e agir em conjunto para promover um clima organizacional positivo;

·      Motivação: todos os colaboradores se sentem mais valorizados e motivados quando o ambiente de trabalho é receptivo, agradável e respeitoso.

·      Criatividade e inovação: uma equipe diversa e integrada consegue trocar ideias e promover soluções mais criativas e inovadoras. Afinal, são várias mentes inteligentes e empolgadas propondo novas ideias.

·      Redução de conflitos: um time engajado através de Team Building tem menos conflitos. Assim, fica mais fácil trabalhar em equipe e descomplica a gestão desse grupo.

·     Identificação de talentos e aptidões: com essa estratégia o RH consegue perceber as qualidades e aptidões dos funcionários, identificando, inclusive, aqueles que se destacam em liderança.

·     Desafios: por fim, a equipe é preparada através de jogos estratégicos e simulações, para lidar com mais maturidade e profissionalismo com os problemas do dia a dia.

Escape Game Corporativo

O Escape Game Corporativo promove dinâmicas online e presenciais para atuação da equipe em conjunto. Eles funcionam mais ou menos como o escape para entretenimento, porém, com foco empresarial.

A ideia é passar as mensagens e mostrar o impacto do trabalho de cada colaborador por meio de atividades lúdicas, mas que refletem de alguma forma a realidade na empresa.

Como a AREA 67 faz isso?

Para obter o melhor resultado e entregar uma solução personalizada, nossa equipe trabalha através das seguintes etapas:

·      Briefing: o cliente conta o seu problema e pontos que deseja reforçar em sua equipe;

·      Criação: juntos, criamos uma estratégia voltada para solucionar o que foi pontuado na reunião;

·     Validação: apresentamos a proposta e o cliente aprova o conteúdo;

·     Aplicação: é agendado um dia para aplicação das dinâmicas com a equipe;

·   Debriefing: Por fim, nos reunimos para entender quais foram os impactos causados pela missão proposta pela AREA 67 na equipe.

Pensar em um time engajado é tão importante quanto cuidar da saúde financeira de sua empresa. Afinal, os colaboradores compõem o patrimônio humano da empresa, aquele que traz efetivamente os resultados para o negócio.

Quer  saber como elevar o seu time ao próximo nível? Entre em contato agora

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimos Posts

Receba Updates Gratuitos

INOVAÇÃO • GAMIFICAÇÃO • TENDÊNCIAS
plugins premium WordPress