Area67
,

Treinamentos gamificados para empresas: como funcionam, benefícios e exemplos

Motivar e engajar a sua equipe parece uma missão muito difícil?

Os treinamentos gamificados podem ajudar nisso com uma proposta versátil e bastante acessível, capaz de impulsionar a equipe e despertar o interesse na busca de bons resultados.

Isso é feito por meio de jogos que são propostos considerando as necessidades da empresa.

Nas interações durante os jogos, os funcionários recebem a proposta de solucionar problemas e encontrar saídas para situações lúdicas, mas que podem ser paralelizadas com situações da realidade.

Como funcionam os treinamentos gamificados

Os treinamentos gamificados trazem uma proposta moderna e eficaz para a sua equipe.

Para isso, são apresentadas atividades que estimulam:

 – Planejamento

– Definição de Objetivos

– Cooperação e competição

– Tomada de Decisões

– Foco em Resultado

Definição de objetivos

Com isso, são criados desafios divertidos e envolventes que engajam a equipe, e estimulam a superação dos obstáculos que aparecem em cada nova rodada de jogos.

O que significa gamificar?

O termo gamificar vem do inglês – gamification  – e faz um paralelo com o uso de elementos do design de jogos em outros contextos, incluindo o treinamento corporativo.

Possivelmente, você se recorda de algum jogo que prendeu sua atenção, ou que manteve sua concentração por horas a fio na infância ou adolescência.

Isso é gamificação! A capacidade de estimular o cérebro, entreter e desafiar ao mesmo tempo, incentivando reações e interações de um ser humano.

Estratégia aplicada ao contexto corporativo

Nos jogos, para chegar em uma determinada fase é necessário primeiro concluir as etapas anteriores resolvendo os problemas de forma lúdica, criativa e intencional.

Essa estratégia amplamente utilizada nos jogos pode ser aplicada no ambiente empresarial através dos treinamentos gamificados.

A eficácia se dá em diferentes departamentos, pois existem jogos específicos que são utilizados sempre levando em conta o contexto – e perfil – dos colaboradores de cada área.

Opções online e offline

Quando pensamos em treinamentos gamificados é natural que a mente relacione o assunto imediatamente com a tecnologia. Especialmente ao descobrir que esse termo tem origem no universo do desenvolvimento de games.

Porém, existem opções de jogos online e offline. Ou seja, eles podem ser promovidos de maneira virtual ou podem ser realizados diretamente na empresa – com a participação presencial de todos os envolvidos.

Benefícios e exemplos de treinamentos gamificados

Os benefícios dos treinamentos gamificados para uma organização vão muito além do entretenimento, é claro.

Eles são propostos com intenção de aprimoramento de habilidades, e visam desenvolver a equipe em grupo e individualmente, destacando talentos e promovendo a integração de todos.

Motivação renovada

O primeiro benefício tem relação direta com a motivação dos colaboradores.

Afinal, os jogos despertam curiosidade e trazem novidade para a rotina do grupo, instigando os participantes a refletirem e buscarem por soluções criativas.

Se trata de sair da zona de conforto sem necessariamente se sentir desconfortável. As equipes frequentemente oxigenam o ânimo e demonstram mais motivação.

Assimilação garantida

Também é uma forma eficaz de fazer com que a equipe assimile tudo o que aprende através das dinâmicas. Isso porque, com estratégias lúdicas e divertidas, é mais fácil gravar na memória aquilo que é ensinado.

Dessa forma tudo aquilo que os jogos e treinamentos gamificados propõem poderá ser replicado para solucionar questões do dia a dia, e lidar com as demandas no trabalho com maior preparo.

Proatividade aguçada

Os jogos podem incluir atividades em que todos agem juntos para encontrar soluções.

No entanto, as etapas sempre permitem que os participantes se destaquem de maneira independente. Isso resulta no estímulo à proatividade.

Dessa forma, cada participante se sente encorajado a ser um protagonista para a resolução das questões ou problemáticas que surgem durante a dinâmica.

A exemplo podemos citar o jogo “Os Divergentes”.

Nele, a equipe se reúne virtualmente e os participantes devem descrever o que há em suas telas de modo que juntos consigam encontrar objetos e para fugirem de uma situação de risco.

Além da proatividade, o jogo trabalha pontos estratégicos como o trabalho assertivo em equipe e a importância da colaboração.

Metodologia versátil e moderna

O método é versátil e moderno, podendo ou não contar com elementos tecnológicos para potencializar a experiência e consequentemente os resultados.

Relatórios e feedbacks

Os treinamentos gamificados trazem insights para o RH que permitem uma análise mais criteriosa a respeito da equipe, e de cada participante particularmente.”

Com isso, os dados podem ser utilizados para importantes tomadas de decisão, como uma promoção ou processo seletivo, e para os próprios feedbacks concedidos aos funcionários da empresa.

Também é uma forma de identificar dinâmicas funcionais e aquelas que parecem não trazer bons resultados e requerem alguma alteração e/ ou adaptação para o público-alvo.

Passos importantes para implementar a gamificação

Uma vez que você considere que os treinamentos gamificados são perfeitos para o seu negócio é hora de começar a estruturar isso. Existem alguns passos importantes.

Pesquisa com colaboradores

Para começar é fundamental realizar uma pesquisa e ouvir quais são as demandas dos colaboradores. Afinal, o público-alvo dos treinamentos gamificados é justamente as equipes.

São essas as pessoas que podem sinalizar exatamente o que precisa ser desenvolvido na empresa. Assim, fica mais fácil definir quais tipos de jogos funcionam, objetivo da gamificação, resultados esperados, etc.

Definição de objetivos

Entendendo as demandas é hora de definir quais objetivos a atividade quer atingir.

Sendo assim, é importante também pensar em:

·         Qual é o resultado esperado;

·         Como um jogador “ganha” a partida;

·         O que espera que o jogador sinta ou perceba ao final da partida.

Todas essas questões devem ser definidas considerando pontos que são essenciais e relevantes para o crescimento da empresa – e o desenvolvimento profissional de toda a equipe.

Vivendo a aventura

É hora de definir uma aventura. Ela será responsável por conduzir os participantes por uma jornada focada no objetivo determinado anteriormente.

Nessa etapa são pensados quais serão os elementos lúdicos e divertidos que permearão a história. Também é interessante imaginar uma narrativa envolvente e instigante, que realmente estimule a curiosidade do jogador.

Regras estabelecidas

Todo jogo conta com regras, sistema de pontos e mecânica de funcionamento.

Pensar nisso é fundamental, pois, o jogo deve tirar os participantes do estado confortável em que se encontram, mas deve permanecer prazeroso para que a participação seja voluntária.  

Métricas e resultados

Por fim, os resultados precisam ser medidos para que você perceba se a estratégia realmente trouxe bons frutos. É possível usar indicadores de desempenho e métricas que se ajustem ao seu negócio.

Conte com uma equipe especializada

Pensar em todas as etapas dos treinamentos gamificados pode ser complexo. Mas, contando com uma equipe profissional e especializada tudo fica mais fácil.

A AREA67 é uma empresa de renome que oferece diferentes opções de treinamentos corporativos gamificados. Eles podem ser promovidos no ambiente virtual, através de videoconferência, ou presencialmente.

Acesse o site e saiba mais.

Os treinamentos gamificados chegam com uma proposta mais divertida e eficiente para desenvolver a equipe. É uma opção para empresas que pensam à frente e visam estimular o crescimento através do patrimônio humano.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimos Posts

Receba Updates Gratuitos

INOVAÇÃO • GAMIFICAÇÃO • TENDÊNCIAS
plugins premium WordPress